quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Como economizar?




Virtuosas, quero mostrar para vocês que é possível ter aquele dinheiro sobrando no final do mês, e o segredo está em economizar nas despesas.

Calma!!! Economizar não é avareza e muito menos passar necessidades, e sim ter sabedoria ao administrar seus recursos financeiros.

O ideal para ter uma boa economia no lar é fazer um planejamento antes de ir as compras, ou ao menos uma lista que a guie quanto que realmente precisa comprar e qual o valor máximo a ser gasto, assim não compramos por impulsos.

Em Provérbios 31:16 diz " Examina uma propriedade e adquire-a, planta uma vinha com o fruto de suas mãos", neste versículo ensina que a mulher virtuosa faz compras com discernimento e sabedoria, além de saber cuidar do bem adquirido.  

Algumas dicas valiosas de como economizar:

1ª dica: Café da manhã
Tomar café da manhã fora de casa todos os dias é um pequeno gasto que se acumulado pode acabar pesando no seu bolso. Uma alternativa é usar esse dinheiro para comprar alimentos para o café no supermercado e fazê-lo em casa.

2ª dica: Água
Para economizar água as “regras” são básicas, como diminuir o tempo no banho, verificar com frequência se não há vazamentos na sua casa e fechar a torneira enquanto escova os dentes e lava a louça. Uma ideia é lavar o quintal com a água da máquina e o carro lavar a cada 15 dias, reduzindo assim o consumo semanal.

3ª dica: Energia elétrica
Substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes; sempre que possível, apagar a luz durante o dia, aproveitando a luz do sol e tirar da tomada aparelhos que não estão sendo usados.

 4ª dica: Descontos
Como diz o ditado, “quem não arrisca, não petisca”. Se você não ousar pedir um desconto maior, dificilmente ele será oferecido por quem está vendendo. Converse com o vendedor e com o gerente, qualquer desconto é válido.

5ª dica: Compre em “tamanho família”
Outra forma de diminuir gastos é comprar produtos que estão na sua lista frequentemente e que não estragam em quantidades maiores. Supermercados atacadistas podem ser uma opção, faça as contas se o preço unitário sai mais em conta.

6ª dica: Leve comida de casa para o trabalho
Seja o almoço ou um lanche, além de mais saudável por conta da forma de preparo, levando comida de casa para o trabalho você pode economizar nesse gasto, deixando o dinheiro para outra coisa ou para aproveitar no fim de semana. Até mesmo se você usa tíquete-refeição.

7ª dica: Compre depois (ou bem antes) das datas comemorativas
Presentes que não saem do calendário e que todo ano você deixa para a última hora(quando, geralmente, o comércio aumenta os preços) podem ser comprados bem antes ou depois pelo valor normal ou até com descontos. Planeje!

8ª dica: Mude seus hábitos com o celular
Trocar a conta pós-paga para uma pré-paga pode ser uma saída para que você possa controlar melhor os gastos. A maioria das operadoras oferece promoções e bônus que reduz a cobrança pelo minuto falado, faça as contas e veja quanto você pode economizar se aproveitar essas facilidades.

9ª dica: Planeje seus gastos
Separe o dinheiro das contas e despesas fixas (aquelas que tem todo mês). Fazendo isso, você sabe onde seu salário está indo e consegue organizar melhor o orçamento para economizar ou comprar algo que queira. Isso ajuda também a se controlar naquela liquidação, evitando aperto depois.

10ª dica: Contagie os que moram e convivem com você
“A união faz a força” para diminuir os gastos. Fica mais fácil quando sua família, amigos e colegas de trabalho apoiam e colaboram para que você consiga poupar seu bolso. Faça com que eles entrem na sua onda.


Muitas pessoas podem pensar que não vale a pena se esforçar para economizar um pouco aqui, outro tanto ali. Mas, juntando pequenas quantias, no final a economia é bastante significativa.


Virtuosas, animadas para o desafio de economizar??


Beijos Jana Silva

"Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro." Provérbios 22:1


Direitos Autorais - As imagens aqui divulgadas não são de minha autoria. Se alguma foto for sua e desejar que ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Obrigada

4 comentários:

  1. Obrigada Jana!
    Fico feliz que tenha que gostado!

    Beijos..

    ResponderExcluir
  2. Olá Janaína, concordo plenamente, sabe tenho usado um truque. quando vejo alguma coisa que gosto muito, não compro, vou pra casa e no dia seguinte se realmente aquele item for indispensável, volto e compro, senão passou a euforia e não gasto. Outra coisa é sair sem cartão ou se pensarmos "preciso disto realmente" veremos que muitas coisas são dispensáveis!! E com certeza a Bíblia nos ensina claramente sobre o assunto, como vc bem disse, bem como na época de vacas gordas guardar para época de vacas magras. Adoreii seu post. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mag, vc concluiu mt bem o post e gostei da sua tática... Mais uma dica para complementar o post =)
      E fico feliz em saber que você coloca em prática essa qualidade de uma mulher virtuosa.... Bjsss

      Excluir