terça-feira, 16 de setembro de 2014

Orçamento do Lar


Virtuosas, abordaremos um assunto que tira o sono de muitas pessoas, devido a falta de planejamento familiar.


Vamos aprender como cuidar do orçamento do nosso lar, mas para isso é necessário montar uma planilha discriminando detalhadamente entradas e saídas.


Como fazer isso?? Primeiro vamos saber diferenciar determinadas receitas e despesas:


Receita fixa: Pegue o valor  do seu salário Líquido no seu holerite, e não esqueça que tem meses que tem mais descontos de contribuições que outros, e outros meses considere as férias e o 13º salário.


Receita variáveis: Se você não tem receita fixa, procure levantar a média de entradas dos seis últimos meses, assim saberá a média dos seus ganhos para os próximos meses.


Despesas fixas: São contas que temos mensalmente e não muda de um período para outro, como por exemplo: aluguel, prestação do imóvel, carro, faculdade, empréstimo, entre outros.


Despesas variáveis: São contas mensais, mas que seu valor altera de um período para outro, por exemplo: luz, água, celular, mercado, combustível, etc.


Despesas Arbitrarias: São as contas que podem ser totalmente cortadas dependendo apenas da opção da família, exemplo: almoço, roupas, cafezinho, pet shop, cinema, salão de beleza, etc...



Sugestão para leitura:





Modelo de planilha retirada do Livro Bolsa Blindada - Patricia Lages


Após lançar na planilha, você terá uma visão de como está as finanças do seu lar, mas não se preocupe teremos novas postagens com dicas de como economizar e não chegar no final do mês sem dinheiro, e até mesmo como sair do vermelho.



"Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança." Salmos 4:8

Beijos Jana Silva

Direitos Autorais - As imagens aqui divulgadas não são de minha autoria. Se alguma foto for sua e desejar que ela seja creditada ou removida, por favor entre em contato. Obrigada

Nenhum comentário:

Postar um comentário